facebook_pixel

O que você precisa saber para fazer mini ensaios temáticos de sucesso

Como obter lucro com os mini ensaios temáticos

Aqui no Brasil, a gente adora um motivo pra festejar! Dia das mães, Dia das crianças, festa junina, carnaval, Natal… Tudo é motivo para festa, e também para fazer um lindo ensaio temático!

Os mini ensaios são pequenas amostras de seu trabalho. Para o cliente, são um investimento de baixo risco e de menor custo. Para você, podem ser uma grande oportunidade de captar novos clientes e fazer com que os antigos se recordem de você.

Você certamente irá atrair todo tipo de cliente, inclusive aqueles que só têm interesse em ensaios de baixo custo. O importante é investir sua energia no relacionamento com os clientes mais propícios a contratá-lo no futuro para um ensaio de valor cheio. Estes são os que você precisa fidelizar!

1 – TENHA DISCIPLINA E RESPEITE SEUS PRÓPRIOS LIMITES

Mantenha os ensaios bem curtinhos, entre 15 e 25 minutos. A intenção também é deixar um gostinho de quero mais! Limite o número de clientes e horários. Escolha dois dias para realizar todos os mini ensaios e não agende nenhum fora desta janela de tempo.

Fundo fotográfico em tecido para ensaio newborn e infantil temático de Natal

Fundo fotográfico em tecido 776 – Foto: Paula Moreira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 – FORME PARCERIAS RELEVANTES

Pense no seu público alvo. Onde ele compra? Que lugares ele frequenta? Se seu público é de bebês, forme parcerias com lojas de artesanato, móveis infantis, restaurantes com área de lazer, casas de festas etc.

Menina sentada num cenário de Natal com fundo fotográfico em tecido

Fundo 780 – Foto: Paula Massoni

 

 

 

 

 

 

 

 

3 – EXIJA PONTUALIDADE

Só feche a agenda após o pagamento do sinal. Deixe bem claro que sua agenda é corrida e que a pontualidade é primordial para que você possa atender a todos com conforto. Estabeleça uma data limite para a contratação do mini ensaio.

Menina sentada num cenário de Natal com fundo fotográfico em tecido

Fundo fotográfico em tecido com tema de Halloween

 

 

 

 

 

 

 

4 – OFEREÇA PRODUTOS IMPRESSOS

Mini ensaios são sinônimo de trabalho árduo e intenso. Valorize seu tempo e tenha em mãos amostras de produtos para potencializar seu lucro. Ofereça produtos diferentes dos ensaios cheios, como cartões de Natal, enfeites, slideshows e presentes em geral. Tenha em mãos uma lista de produtos e preços específicos para esta ocasião. É interessante ter um ajudante, pois há grandes chances de você se sentir física e mentalmente exausto!

Dois bebês fantasiados de super heróis

Fundo fotográfico 467 by Juliana Cassab – Foto: Nanda Greis

 

 

 

 

 

 

 

5 – SEJA CLARO E EVITE SURPRESAS DESAGRADÁVEIS

Não esqueça de deixar bem claras as condições propostas no mini ensaio. Informe sempre o número de fotos, quantidade de pessoas (já imaginou se seu cliente chegar com os quatro avós?), número de cenários, quem fornece a roupa e os props. Em outras palavras, explique exatamente o serviço oferecido.

Fundo 195 by Luana Santos – Foto: Luana Santos

 

 

 

 

 

 

 

6 – IMPRESSIONE COM CENÁRIOS IMPACTANTES

Pense com carinho ao escolher os cenários que vai montar levando em consideração, primeiramente, seu gosto e seu estilo pessoais. Aqui você pode escolher dentre uma grande variedade de cenários. Prepare-se com antecedência e faça fotos de amostra para publicar nas chamadas no Facebook e no Instagram.

Menino asiático fantasiado de coelho com fundo Fotográfico em tecido de coração

Fundo 267 – Foto: Daniela Margotto

 

 

 

 

 

 

 

7 – FAÇA UM FOLLOW-UP

Para que o investimento do seu tempo valha a pena para sua empresa, o próximo passo depois do mini ensaio é crucial! Primeiramente, inclua os novos clientes em seu banco de dados e atualize as informações dos clientes recorrentes.

– Entre em contato três a seis meses depois do mini ensaio, pois os bebês já estarão precisando de novas fotos!

– Anote os aniversários dos bebês e das crianças para mandar cartões e oferecer ensaios especiais.

– Mande notícias do seu estúdio ou de um curso novo que você fez. Novidades, melhorias e investimento em educação sempre impressionam.

Fundo fotográfico em tecido com estampa de Páscoa

Fundo 205 by Isabella Figueira – Foto: Sueli Zischler

 

 

 

 

 

 

 

8 – PRATIQUE A CARIDADE

Aproveite o espírito das datas comemorativas para arrecadas brinquedos e alimentos para sua instituição de caridade favorita e/ou reserve alguns horários para ensaios para família carentes. Nunca perca uma oportunidade de fazer o bem!

Quer receber mais dicas e promoções? Se inscreva aqui.

Com estas dicas, você sem dúvida terá um Natal proveitoso!

Veja mais dicas para enriquecer seus mini-ensaios de Natal:

“Use enchimento de feltro para imitar neve!”
– Liana Lemos

Cenário para fotos Dani Bertolucci Fundos fotográficos

Ensaio fotográfico de cake smash com fundo em tecido tem Monstros S.A.

 

 

 

 

 

 

 

“Utilizar luzes de nas composições. Pode ser bolas que acendem, ou mesmo os conhecidos “pisca-piscas”, vale criatividade. A composição certamente ficará enriquecida! ;)”
– Roberta Marcus Reis

“Natal é a minha época favorita do ano… vai chegando dezembro e eu já sinto aquele aconchego, um clima gostoso de expectativa para a grande noite, a chegada do Papai Noel, a família reunida, muitas comidinhas gostosas, festa e alegria! Acho muito legal tentar inserir isso nas composições, seja com tons amadeirados e pisca-piscas, um tapete fofinho com uma cabaninha, ou um cenário mais frio, imitando a neve, com roupas quentinhas e presentes na árvore. O importante é se deixar envolver pela magia do Natal e tentar levar essa alegria para as sessões. Usar as cores clássicas não tem erro: verde, vermelho e dourado, mas fugir do óbvio e explorar tons de azul também dá muito certo! E, para finalizar, nada melhor do que um mimo para os clientes, pode ser um brownie, gingerbreads ou pão de mel numa embalagem fofa e natalina, ou até mesmo um enfeite para árvore de Natal personalizado. <3”
– Deborah Demétrio

Crianças em ensaio de Natal com fundo fotográfico em tecido

Fundo 110 by Loreta Labarca – Foto: Déborah Demétrio

 

 

 

 

 

 

 

Aproveitou as dicas? Compartilhe com seus colegas. Assim fortalecemos nossa profissão!

Tem dicas para acrescentar? Deixe aqui nos comentários. 🙂

Sou Dani Bertolucci. Carioca, mãe, casada, apaixonada, inspirada, companheira, desapegada, sincera, humana. Sou professora desde 2001, fotógrafa desde 2009 e feliz em poder unir estas duas paixões em cursos e workshops de Fotografia de Família e Retrato Contemporâneo. Sou proprietária da loja Dani Bertolucci Props and Drops, socio-fundadora do Newborn Carioca e me especializei em estratégias de marketing e divulgação por meio de redes sociais.

 

About the Author

Leave a Comment:

(1) comment

Cléo 23 de novembro de 2017

Amei as dicas
Obrigada

Reply
Add Your Reply

Leave a Comment: