facebook_pixel

Fotografia é pra brincar também, sim, Senhor! – Pela desenhadora Juliana Cassab

Os Fundos Fotográficos trazem uma perspectiva lúdica e encantadora para a Fotografia. Colaboro com isso desenhando fundos, e agora eu preparei algo mais para completar esse cenário – vamos fazer álbuns especiais com as fotos feitas com esses fundos? Tem uma proposta linda aqui para você. Orgulho de parceria com a Daniela Bertolucci e possível pela colaboração do trabalho inspirado da Adriana Mendes. Olha só! Vem saber mais sobre esse projeto! 

 

Fotografia é pra brincar também, e muito! Sim, Senhor!

A fotografia cumpre funções tão variadas e fantásticas na vida das pessoas no mundo de hoje, que é quase impossível classificá-las. Quase não, é impossível. Entre tantas discussões, teorias e divagações sobre o tema, eu sempre me pergunto porquê ela não pode, com mais frequência, também servir para fazer sonhar e sorrir? Fotografia também é alegria e brincadeira!

Sobre os ensaios temáticos infantis

Fotografia: Adriana Mendes

Penso que a atmosfera lúdica dos cenários agregados aos ensaios fotográficos infantis deveriam ser considerados e vistos com mais generosidade pelas pessoas e pelo próprio meio fotográfico, que tem mania de dividir as atuações e mercados em importâncias e “des-importâncias” desnecessárias.

É uma oportunidade fantástica de fazer sonho realidade, de levar o outro ao mundo da fantasia, de encantar criança, adulto e velho. Mesmo que por alguns minutos, imagino o que se passa na cabecinha da criança, que desfila e interage com aquele espaço/palco, onde ela ali é estrela maior. Não seria como se ver personagem de filme ou livro infantil favorito, interagindo, representando e se igualando com seus heróis, princesas e encantamentos mil? Um mundo mais feliz e colorido se faz e eterniza ali, e trazer a criança para descobrir e brincar de fotografia junto de um cenário desses, sob a batuta de um profissional competente pode resultar em um trabalho delicioso de viver.

E é nisso tudo que eu penso quando desenho ilustrações para os fundos fotográficos da Dani – veja aqui que graça! Além de ser extremamente gratificante ver o meu trabalho fazer figuração para tanto sorriso.

 

Deixando a experiência mais rica

Um cenário montado em estúdio, com capricho e delicadeza, sensibilidade e olhar apurado pode colaborar a contar lindo histórias de infância. Ao fotógrafo, cabe saber como fazer isso, e buscar em cada detalhe reforçar essa experiência, com muito carinho, atenção e cuidado. A casa/estúdio é sua. Você é o anfitrião. Tudo adiciona: música, cheiro, figurino, complementos, trato pessoal, local onde mãe fica “assistindo”, o tempo destinado ao ensaio. Esse momento pode ser tão inesquecível quanto a própria fotografia, e esses ingredientes trazidos com competência podem agregar muito à relação que se constrói com cliente, que queremos ver voltar sempre.

Tomamos de exemplo a famosa Vila do Chaves. Olha esse fundo que eu desenhei.


Da série que atravessou gerações e encanta pelo lirismo há mais de 45 anos no ar, das flores das cortinas às bicicletinhas e samambaias, está tudo lá, desenhado. Faltando apenas o famoso barril, essa ausência foi pensada para dar a chance do fotógrafo trazer esse elemento real para interagir com as crianças.

  • Além de preparar o figurino, que tal colocar mais algumas bolas e brinquedos?
  • Já pensou em agregar balões, ou até uma mesa com toalha de chita (ou no chão mesmo, como pequenique?)
  • Fazer do ensaio de uma verdadeira Festa do Chaves com as crianças, extraindo sorrisos e expressões únicas?
  • É um ensaio que pode agregar uma turma (primos, irmãos), trazendo mais movimento e clientes.
  • Um cheirinho especial de infância bem sutil borrifado no estúdio, depois usado na sacola com a entrega do álbum e dos arquivos pode acrescentar também memória olfativa/afetiva.
  • E o que mais sua criatividade mandar!


Agregando mais ainda ao trabalho do fotógrafo

Eu via as fotos deliciosas que a turma da fotografia soltava nas redes, e pensava, puxa, é possível fazer mais. Deveríamos tentar manter essas histórias mais vivas e presentes além das postagens e dos arquivos entregues em pen drive. E eu queria meu dedo de artista nisso também.

Através das postagens da Dani, conheci o trabalho lindo da Adriana e a forma super profissional com que ela conduz sua abordageme meu deu um estalo.

Olha a turminha toda aí! Que lindeza! Olha essa criançada fotografada de forma tão competente!
Aí pensei comigo: “Seria muito possível ampliar o alcance desse trabalho”. Falei com ela e sugeri “Vamos desenhar um álbum especial com essas fotos?” Ela me enviou as fotos – muito, muito obrigada Adriana ♥ – e ooooooooooooolha que delícia de projeto temos!

Clica para ver inteiro e folhear.

Clica para ver inteiro e folhear.


Vamos desenhar um assim, com o seu ensaio?

Assim nasceu o primeiro álbum derivado das ilustrações dos fundos que faço para Dani, junto do trabalho inspirado da Adriana! Que orgulho de ter esses dois nomes assinados em parceria junto com o meu. Temos um projeto onde, utilizando o tema, eu reforço o trabalho do fotógrafo criando um espaço onde o convite à brincadeira continua viva, impressa com capricho para sempre.

Desenhar álbum ilustrado exige cuidado para que a fotografia não se perca em meio à uma profusão de coisas. Eu quando faço um desses, procuro integrar, criar relações e balancear elementos ilustrativos e fotografia. A bola da identidade da capa quica e passeia entre as páginas, dando ritmo e fazendo conexão. As frases escolhidas são dos personagens da série, com o significado lindo que o autor dá para o que criou ao pensar as histórias. Tudo com muita pertinência e delicadeza para encantar.

E aí, o que achou da proposta? Vamos desenhar um desses com seu ensaio?
Você me manda as fotos do seu ensaio, os nomes da turminha fotografada e seu logotipo, e eu entrego um álbum lindo, feito com encadernadora de qualidade aqui de Campinas. Entrego esta arte, impresso em papel fotográfico, no formato 15cm X21cm para vc fazer bonito com seu cliente. Ou ainda, se você quiser imprimir com seu fornecedor, faço e envio as lâminas. Veja aqui site mais sobre meu trabalho e minha bagagem. Me envie um e-mail para judesenhadora@gmail.com que conto como funciona.

 

Fundo, Álbum e Material de Apoio de Venda.

Quem já tiver adquirido o fundo com a Dani vai receber uma mensagem reforçando essa ideia e com esses presentinho nosso, um pequeno Kit de Vendas, para ajudar com as vendas. E quem comprar a partir de agora o Fundo da Vila do Chaves , receberá também e poderá reforçar a proposta do ensaio pensando em oferecer também um álbum, criado por mim, utilizando o tema. Entre em contato para saber os valores.

Acima: Capa para FanPage. Abaixo: Post para Stories do Insta e Postagem do Face, peças enviadas de presente por e-mail após a compra do fundo, para o fotógrafo inserir INFOS próprias e alavancar as vendas dos ensaios

 

Se a ideia pegar, pensamos em ampliar também para outros fundos. E aí, que tal? Dá um alô e deixa a gente saber. Ideias e sugestões são super bem-vindas também.  A gente, orgulhosamente, não pára de buscar movimentar as coisas e criar maneiras de fazer fotografia ganhar mais espaço na vida e coração das pessoas.

Bjuju no coração de todos.

About the Author

Leave a Comment:

Leave a Comment: