facebook_pixel

O Ronald McDonald da fotografia

Eu acredito na bondade das pessoas.

Mais uma prova disso foi um papo que rolou no grupo do Newborn Carioca no What's App sobre caridade. Estávamos conversando sobre o próximo evento Dicarioca, que acontecerá em junho e cuja renda será doada para uma instituição onde a fotógrafa Vanessa Somellera faz trabalho voluntário. É uma casa que acolhe adolescentes grávidas e seus filhos.

A fotógrafa Luana Menário comentou:
"Falando em trabalho voluntário, eu gostaria muito de fazer, só não sei o que nem como. Talvez fazer fotos de crianças que nunca tiveram oportunidade. Se alguém tiver algum algum projeto neste sentido e puder me incluir, eu agradeço muito."

A Susiley da AutoFocus sugeriu o seguinte:
"Uma coisa que de vez em quando eu faço é uma rifa de mini ensaio. E a renda vai pro grupo de trabalho social q participo.Você pode tb pedir doações de leite pó ou fralda nos seus mini ensaios e doá-los a um lar/orfanato..."

E a Fernanda Oliveira, da Photo de Fato, sugeriu outra forma de aliar a caridade ao trabalho:
"O que faço às vezes é vender o mini ensaio com 10 fotos. O cliente que traz uma doação (que escolho dependendo da época) ganha mais 5 fotos. Aqui da super certo!"

Eu acredito muito nas pessoas. Parto sempre do pressuposto que as pessoas são boas, do bem - o que pode ser até interpretado com ingenuidade. Acredito que a maioria quer o bem do próximo, mesmo tendo infinitos maus exemplos vindo de cima em nosso País...

No esquenta para meu workshop de marketing dia 05/06, minha cabeça não para de pensar em formas de conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes. Nós fotógrafos temos a vantagem de ter um trabalho simples de ser aliado a boas ações. Isso se chama marketing social.

Gostaria de acrescentar uma ideia ao que minhas colegas falaram acima. É uma iniciativa que reforça assuntos que já falei antes. Se você quer atrair e conquistar novos clientes, ou talvez apenas oferecer algo especial para os clientes que já depositaram a confiança e o dinheiro deles em você, tá valendo!

- Escolha uma instituição para contribuir
- Anuncie que fará um dia de ensaios de 20 minutos em prol desta instituição
- Deixe claro e documentado que as fotos poderão usadas para divulgação do seu trabalho nas redes sociais ou em seu blog/site.
- Defina a melhor forma do cliente contribuir: doação em dinheiro, leite em pó ou agasalhos, por exemplo. Eu prefiro doações em dinheiro direto na conta da instituição porque servem como garantia de que você não levará um bolo. Só reserve o horário mediante comprovante.
- Escolha um único tema para os ensaios. Pode ser fazendinha, pirata, sereia, pescaria, Paris, festa do pijama... O céu é o limite para sua imaginação (e na loja você certamente encontrará um fundo perfeito para todos esses e outros temas! rs)
- Agende um dia para fotografar os ensaios e marque um a cada meia hora (sem esquecer do horário de almoço)
- Fotografe muito e entregue 5 a 10 fotos digitais, via WeTransfer, Dropbox ou Google Drive.

Sim, você deu uma de Ronald McDonald e aproveitou para praticar o bem e promover sua empresa. Não, não há nada de errado com isso.

Em breve colocarei essa ideia em prática e conto pra vocês como foi.

Pronto! Você fez uma boa ação, fortaleceu sua marca, reencontrou clientes antigos e conheceu novos.

Agora é só ser feliz!

Um beijo,
Dani

About the Author

Leave a Comment:

(2) comments

HENEIDE SGARBI DE LOLO 31 de maio de 2017

Dani, você é demais!! Adorei essa mensagem, e conheci por aqui a Fernanda Oliveira tb.
Gostaria muito de fazer um projeto desses, e o artigo foi útil. Bjao para vc. Heneide

Reply
    Daniela Bertolucci 31 de maio de 2017

    Heneide, depois me conta do seu projeto! Que bom que o artigo inspirou você. 🙂 A Fer é 10!
    Beijo grande,
    Dani

    Reply
Add Your Reply

Leave a Comment: