facebook_pixel

Que venha 2017!

O ano de 2016 está chegando ao fim, e com isso vêm as expectativas para o ano que está chegando. Preparei uma lista de 13 ações para ter um 2017 muito produtivo. Por que 13? Porque não acredito em azar. Resultados são frutos dos nossos estudos e esforços. Somos responsáveis pelo nosso futuro. O que você vai fazer para garantir o seu? Veja, abaixo, algumas dicas para começar bem seu ano.

 

  1. Trate seus clientes como amigos. Decore os nomes deles e dos filhos, anote seus aniversários e o que mais for importante para eles. Mantenha contato ao longo do ano.
  1. Ajude seus colegas. Se o negócio do seu vizinho vai bem e está sendo lucrativo, o seu tem mais chances de ser também. Quando a maré sobe, todos os barcos sobem junto.
  1. O que vai volta. Pergunte aos seus amigos como você pode ajudar o negócio deles a crescer. Doe seu tempo, seu talento e seus conselhos de forma genuína e sincera. Sem dúvida você receberá muito mais em troca. É a lei da reciprocidade.
  1. Você não é seu público alvo. Talvez você não pagaria muito por fotografia, mas isto não significa que seus clientes não pagariam vários salários mínimos para serem fotografados por você!
  1. Surpreenda seus clientes. Entregue mais do que ele contratou. (Mas sem exageros!) Pense no método McLanche Feliz: você paga pela refeição e seu filho ganha um brinquedinho. Entregue algumas fotos extras, presenteie-os com um mini-álbum sanfonado. Eles dirão a todos que você vale cada centavo do que cobra.
  1. Faça menos por mais e melhor. Não atire para todos os lados. Concentre-se no que você faz melhor.
  1. Foque em você, não no seu concorrente. Você não sabe quais são seus objetivos, seus custos. Já parou para pensar nos seus?
  1. Coloque sua família em primeiro lugar. A maioria de nós virou autônomo para ter mais tempo livre e nos dedicarmos mais àqueles que amamos. Respeite seus próprios limites e explique para seu cliente que você valoriza tanto sua família que fecha a agenda para trabalhos à noite e aos domingos, por exemplo.
  1. Invista dinheiro em tempo. Terceirize edição de fotos, contrate um contador, faça permutas. Assim, você poderá se concentrar no que gosta e sabe fazer melhor.
  1. Saiba quanto custa para trabalhar. É preciso calcular suas despesas para precificar seu trabalho de forma a ter lucro.
  2. Compareça a um congresso por semestre. Estar em contato com fotógrafos renomados, compartilhar suas experiências e fazer networking é imprescindível para nos tirar da inércia, nos inspirar e motivar.
  1. Trate seus melhores clientes de forma especial. Foque naqueles que são mais fiéis e indicam seu trabalho. Surpreenda-os com um presente seis meses depois de um ensaio, ou no aniversário do seu filho, ou no Natal. Lembre-se que o que vale é a intenção. Seu mimo não precisa ser caro.
  1. Não seja mediano. Nós concorremos com o que é grátis porque hoje em dia todo mundo tem uma câmera. Ofereça produtos, serviços e cenários únicos que seus clientes não poderiam obter em nenhum outro lugar.

Comprometa-se consigo mesmo. Qual das dicas acima você mais gostou e vai colocar em prática primeiro?

PS: Ofereça um presente digital para seus clientes. Aqui você encontra templates para capa de Facebook feitos por mim e pela designer Renata Bitencourt. Baixe os arquivos em PSD e personalize-os com fotos de seus clientes. Inclua seu site. Seus clientes ficarão felizes por receber este presente inesperado e vão impressionar os amigos (ou seja, novos clientes pra você) com uma capa feita sob medida! Basta fazer o cadastro aqui.

PS: Veja também as dicas das top performers do mercado aqui.

 

About the Author

Leave a Comment:

(2) comments

y.carvalho 7 de março de 2017

Ola você tem loja fixa ? ou telefone ?

Reply
Add Your Reply

Leave a Comment: